O Critics Choice Awards anunciou nesta quinta-feira (12) os indicados às categorias de cinema de sua próxima cerimônia. Entre os destaques está o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, uma produção original do Globoplay dirigida por Walter Salles, que concorre ao prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira.
A premiação será realizada no dia 12 de janeiro de 2025, em Santa Monica, Califórnia. O longa disputa o prêmio com produções de destaque como “Tudo Que Imaginamos Como Luz”, “Emilia Pérez”, “Flow”, “The Seed of the Sacred Fig” e “Kneecap – Música e Liberdade”.
Essa não é a primeira vez que “Ainda Estou Aqui” recebe reconhecimento internacional. Em outubro, Fernanda Torres, estrela do filme, foi homenageada na Latino Celebration, evento promovido pelo prêmio, por sua atuação.
Indicações ao Globo de Ouro
Além do Critics Choice Awards, o filme também está entre os indicados ao Globo de Ouro 2025 na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Fernanda Torres foi indicada como Melhor Atriz, ao lado de nomes como Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet.
Walter Salles, diretor do longa, celebrou as indicações. “Muito feliz pelo Globo de Ouro ter reconhecido ‘Ainda Estou Aqui’ e o talento incrível da Fernanda Torres. É um prêmio para o cinema brasileiro como um todo, e para um trabalho coletivo que só foi possível graças ao livro maravilhoso de Marcelo Rubens Paiva”, afirmou em comunicado.
A presença brasileira em uma premiação internacional
“Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que aborda temas como memória, amor e superação. Com direção sensível e atuações marcantes, o filme destaca-se como uma das produções mais importantes do cinema brasileiro nos últimos anos.
A indicação representa um passo significativo para o reconhecimento internacional do cinema brasileiro, em um cenário dominado por grandes produções estrangeiras. A inclusão de filmes como “Ainda Estou Aqui” nas principais premiações reforça a força narrativa e criativa do Brasil no contexto global.
A cerimônia do Critics Choice Awards será transmitida no início do próximo ano, e os olhos estarão voltados para a possível consagração do filme e do talento brasileiro.