A Afac, responsável pelo Parque Vicentina Aranha, decidiu em conjunto com a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo adiar a realização da FLIM – Festa Literomusical – e da Semana Cassiano Ricardo, previstas para este fim de semana. A decisão, tomada em respeito a parceiros, artistas e ao público, cancela toda a programação cultural que ocorreria entre sexta-feira e domingo. Uma nova data será anunciada em breve.
Com 10 edições já realizadas, a FLIM consolidou-se como o maior evento literomusical do Vale do Paraíba e referência no interior paulista. O festival não apenas celebra a literatura e a música, mas também movimenta a economia criativa regional, atraindo milhares de visitantes e impulsionando o comércio local. O adiamento, portanto, representa um impacto significativo para a cena cultural e econômica da cidade.
Todas as atrações previamente divulgadas; mesas de debate, apresentações musicais, lançamentos de livros, contação de histórias e atividades interativas — estão suspensas. A aguardada participação de autores, artistas e pesquisadores, que anualmente transformam o Parque Vicentina em um grande espaço de convivência e reflexão, também fica transferida para a nova data.
Apesar do cancelamento do evento, o Parque Vicentina Aranha manterá sua rotina de lazer, com abertura ao público e programação livre de visitação nos jardins. Estava previsto para a sexta-feira, por exemplo, o envolvimento de cerca de 4 mil estudantes da rede pública em rodas de conversa, oficinas, atividades didáticas e musicais — atividades que também não serão realizadas neste momento.
A organização reforçou que, assim que houver definição do novo calendário, todos os parceiros, artistas e visitantes serão informados.