Foto: FCCR

28/01 – Orquestra Joseense abre temporada 2026 com Concerto de Câmara gratuito no Cine Santana

A Orquestra Joseense, ligada ao Programa de Formação Artística da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, realiza na próxima quarta-feira (28), às 20h, seu primeiro Concerto de Câmara de 2026. A apresentação acontece no Cine Santana (Av. Rui Barbosa, 2005, Santana), com entrada gratuita.

Os ingressos devem ser reservados dois dias antes do evento, pela plataforma Eventbrite. Sob regência do maestro William Coelho, o concerto reúne 30 músicos, que se revezam a cada apresentação, em um repertório de cinco obras que atravessa diferentes períodos e linguagens da música de concerto.

Estão no programa: “Marcha de Oito Peças para Quatro Tímpanos”, de Elliott Carter; “Suite d’apres Corrette”, de Darius Milhaud; “Quarteto de Cordas nº 3 em Sol Maior”, de Wolfgang A. Mozart; “Suíte para Quinteto de Sopros”, de Oscar Lorenzo Fernández; e “Sinfonia para Cordas nº 4 em Dó Menor”, de Felix Mendelssohn.

Voltada a jovens a partir de 16 anos, a Orquestra Joseense funciona como um projeto de formação e aperfeiçoamento, reunindo aprendizes vindos de iniciativas públicas e particulares. A proposta é aprofundar estudos e desenvolver técnica e linguagem artística por meio de aulas teóricas, prática instrumental e trabalho coletivo com regência, abrindo caminho para a profissionalização e para a difusão da música instrumental na cidade.

À frente do concerto, William Coelho é doutor e mestre em Musicologia e bacharel em Regência pela USP, professor de regência coral na ECA-USP, regente titular da Eos Música Antiga USP e diretor artístico e regente titular da Orquestra Joseense e da Orquestra Abaporu. Na trajetória, passou por funções como maestro preparador do Coro da Osesp e docente em instituições como UNESP e UFJF, além de atuar como regente convidado de grupos como a Osesp, a Sinfônica da USP e a Camerata Antiqua de Curitiba. Finalista do Prêmio Jovem Talento 2019 da Revista Concerto, também teve tese de doutorado premiada na USP e regeu o Coro da Osesp em apresentações internacionais, incluindo Davos (2020) e Nova Iorque (2022).

WhatsApp
Facebook
Twitter