Foto: Prefeitura Municipal de Caçapava

De 18 a 23/11 – Caçapava: Festival PreTaiada movimenta o Espaço Cultural Ruy Barbosa

O Festival PreTaiada – O Poder da Representatividade, organizado pela Comissão da Igualdade Racial da OAB São Paulo, subseção Caçapava, com apoio da ACE e da Prefeitura, ocupa o Espaço Cultural Ruy Barbosa de 18 a 23 de novembro. O evento celebra o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) com uma programação diversificada e gratuita, incluindo palestras, filmes, música, dança, capoeira e teatro.

A abertura acontece nesta segunda-feira (18), às 19h30, com uma live no Instagram (@igualdaderacialoabcpv), discutindo o tema “Doença Falciforme – Um Inimigo Silencioso”, com Sheila Ventura, mediada pela Dra. Rozilene Ribas e participação de Dr. Jorge Gabriel e Maria Gonzaga.

Na terça-feira (19), sessões do filme “Pride” (classificação: 12 anos) acontecem às 9h, 14h e 19h, seguidas de roda de conversa. No feriado de quarta-feira (20), o destaque será o documentário “Zaira de Oliveira: A (In)Visibilidade de uma Cantora”, seguido de debate com a diretora Mara Barbosa e convidados.

Na quinta-feira (21), a exposição “Representatividades” será aberta às 18h30, seguida de um desfile de moda afro com Adriano Nogueira e Anny Demarchi, às 19h, e show do grupo Forrozera, às 20h, como parte do projeto Quintas no Ruy.

Na sexta-feira (22), às 19h, a Dra. Maria Fernanda Ambrósio ministra a palestra “O Poder da Representatividade para a Transformação da Sociedade”, seguida de uma homenagem às personalidades que contribuem para a causa.

O encerramento, no sábado (23), começa às 9h com o festival musical “Vozes Negras Importam”, reunindo artistas como Jessy Santana, Silmara Juliano e rapper Maicon Delfin. A manhã inclui dança com B. Boy Rosinha, teatro com Tatiana Maduro (“Nega Fulô”), e roda de capoeira. À tarde, destaque para a peça “Mosaico de Memórias” e uma roda de samba com Nego Bino.

O Festival PreTaiada reafirma o compromisso com a valorização da cultura negra e o enfrentamento ao racismo, promovendo reflexões e celebrações em torno da representatividade e igualdade racial.

WhatsApp
Facebook
Twitter