A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta semana a inclusão de 534 novos membros votantes para o Oscar, em uma lista que destaca o talento internacional e traz doze brasileiros, com destaque para a atriz Fernanda Torres, indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 2025 por seu trabalho no filme Ainda Estou Aqui.
Além de Fernanda, foram convidados diversos nomes da equipe do filme brasileiro, entre eles o diretor de fotografia Adrian Teijido, a figurinista Claudia Kopke, os roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega, e as produtoras Daniela Thomas e Maria Carlota Bruno. O convite reforça o prestígio da produção nacional e a crescente presença do Brasil na corrida pelo Oscar.
Outros brasileiros incluídos na nova lista da Academia e que poderão votar a partir de 2026 são os diretores Daniel Filho, Gabriel Mascaro e a documentarista Eliza Capai, ampliando a diversidade de vozes do país na indústria internacional.
Com esses nomes, o Brasil consolida sua presença entre os votantes da maior premiação do cinema mundial, refletindo uma busca da Academia por representatividade e inclusão global. Dos novos membros, 41% são mulheres, 45% pertencem a comunidades subrepresentadas e 55% são de fora dos EUA.
.