A ex-nadadora olímpica Kirsty Coventry foi eleita presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta terça-feira (20/03), em Pilos, na Grécia. Com a escolha dos 105 membros do conselho, ela se torna a primeira mulher e a primeira africana a ocupar o cargo mais alto da entidade em seus 131 anos de existência. Coventry assume o posto no lugar de Thomas Bach, encerrando uma longa tradição de lideranças exclusivamente masculinas e majoritariamente europeias ou americanas.
Com uma trajetória marcada por feitos dentro e fora das piscinas, Coventry tem um histórico de sucesso como atleta e gestora esportiva. Natural do Zimbábue, ela conquistou sete medalhas olímpicas e consolidou sua carreira nos Estados Unidos, sempre representando seu país de origem. Além da nova função no COI, Coventry atua como ministra da Juventude, Esporte e Artes do Zimbábue e já presidiu a Comissão de Atletas da entidade.
Sua eleição simboliza uma nova era para o COI, trazendo maior representatividade e diversidade para a instituição que rege o movimento olímpico mundial. Além de ser a primeira mulher a presidir o órgão, Coventry também se torna uma das líderes mais jovens a ocupar esse posto, reforçando sua influência no cenário esportivo internacional.