Foto: Reprodução

Oscar 2025: As previsões do crítico de cinema Fabrício Correia para todas as categorias

O Oscar 2025 promete ser uma das edições mais competitivas dos últimos anos. Diversidade de narrativas, impacto cultural e campanhas de peso marcam a disputa em cada categoria. Fabrício Correia, crítico de cinema e membro da Academia Brasileira de Cinema, apresenta uma análise completa das 24 categorias, reunindo previsões baseadas em festivais, recepção crítica, bilheteria e tendências das premiações de sindicatos e associações.

Rachel Sennott, conhecida por “Morte, Morte, Morte”, e Bowen Yang, do aguardado musical “Wicked”, foram escolhidos para comandar o anúncio oficial.

A divulgação será transmitida ao vivo às 10h30 (horário de Brasília). Na primeira parte, serão reveladas as categorias: Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Curta de Animação, Figurino, Curta-Metragem Live Action, Maquiagem e Penteado, Trilha Sonora Original, Roteiro Adaptado e Roteiro Original.

A partir das 10h41, serão apresentados os indicados às categorias de maior destaque, como Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Filme de Animação, Fotografia, Direção, Documentário, Documentário em Curta-Metragem, Edição, Filme Internacional, Música Original, Melhor Filme, Design de Produção, Som e Efeitos Visuais.

A expectativa para o Brasil está em “Ainda Estou Aqui”, filme estrelado por Fernanda Torres, que pode garantir uma indicação a Melhor Filme Internacional e até mesmo Melhor filme e Melhor Atriz. O desempenho da atriz nas últimas semanas tem sido amplamente elogiado, aumentando as chances de destaque para o cinema nacional.

Confira as previsões completas:

 

MELHOR FILME

1.“O Brutalista” (The Brutalist)

2.“Conclave”

3.“Emilia Pérez”

4.“Anora”

5.“Wicked”

6.“Bob Dylan: Sem Direção” (A Complete Unknown)

7.“Duna: Parte Dois” (Dune: Part Two)

8.“Substância” (The Substance)

9.“Uma Dor Real” (A Real Pain)

10.“Ainda Estou Aqui”

MELHOR DIREÇÃO

1.Brady Corbet – “O Brutalista”

2.James Mangould – “Um Completo Desconhecido”

3.Jacques Audiard – “Emilia Pérez”

4.Sean Baker – “Anora”

5.Coralie Fargeat “a Substância”

MELHOR ATOR

1.Adrien Brody – “O Brutalista”

2.Ralph Fiennes – “Conclave”

3.Timothée Chalamet – “Bob Dylan: Sem Direção”

4.Colman Domingo – “Sing Sing”

5.Sebastian Stan– “The Apprentice”

MELHOR ATRIZ

1.Demi Moore – “A Substância”

2.Fernanda Torres – “Ainda Estou Aqui”

3.Mikey Madison – “Anora”

4.Karla Sofia Gascón – “Emilia Pérez”

5.Cynthia Erivo – “Wicked”

MELHOR ATOR COADJUVANTE

1.Kieran Culkin – “Uma Dor Real”

2.Guy Pearce – “O Brutalista”

3.Yura Borisov – “Anora”

4.Jeremy Strong “The Apprentice”

5.Edward Norton – “A Complete Unknown”

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

1.Zoe Saldana – “Emilia Pérez”

2.Ariana Grande – “Wicked”

3.Isabella Rossellini – “Conclave”

4.Felicity Jones – “O Brutalista”

5.Monica Barbaro – “A Complete Unknown”

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

1.“Anora”

2.“O Brutalista”

3.“Uma Dor Real”

4.“Substância”

5.“5 de Setembro” (September 5)

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

1.“Conclave”

2.“Emilia Pérez”

3.“Sing Sing”

4.“Os Garotos de Nickel” (Nickel Boys)

5.“Bob Dylan: Sem Direção”

MELHOR FOTOGRAFIA

1.“O Brutalista”

2.“Duna: Parte Dois”

3.“Nosferatu”

4.“Conclave”

5.“Maria”

MELHOR FIGURINO

1.“Wicked”

2.“Duna: Parte Dois”

3.“Nosferatu”

4.“Gladiador II” (Gladiator II)

5.“Conclave”

MELHOR EDIÇÃO

1.“O Brutalista”

2.“Wicked”

3.“Conclave”

4.“Anora”

5.“Emilia Pérez”

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

1.“Wicked”

2.“Duna: Parte Dois”

3.“Nosferatu”

4.“O Brutalista”

5.“Conclave”

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

1.“El Mal” – “Emilia Pérez”

2.“Kiss the Sky” – “O Robô Selvagem” (The Wild Robot)

3.“Mi Camino” – “Emilia Pérez”

4.“The Journey” – “As Seis Mil Oitocentas e Oitenta e Oito” (The Six Triple Eight)

5.“Like a Bird” – “Sing Sing”

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

1.“Duna: Parte Dois”

2.“Wicked”

3.“O Brutalista”

4.“Nosferatu”

5.“Emilia Pérez”

MELHOR SOM

1.“Duna: Parte Dois”

2.“Wicked”

3.“Bob Dylan: Sem Direção”

4.“Gladiador II”

5.“Emilia Pérez”

MELHORES EFEITOS VISUAIS

1.“Duna: Parte Dois”

2.“O Reino do Planeta dos Macacos” (Kingdom of the Planet of the Apes)

3.“Wicked”

4.“Alien: Romulus”

5.“Better Man”

MELHOR MAQUIAGEM E CABELO

1.“A Substancia”

2.“Nosferatu”

3.“Um Homem Diferente”

4.“O Brutalista”

5.“Emilia Pérez”

MELHOR DOCUMENTÁRIO LONGA-METRAGEM

1.“Terra de Ninguém” (No Other Land)

2.“Cana-de-Açúcar” (Sugarcane)

3.“Porcelaine War”

4.“Trilha Sonora de um Golpe” (Soundtrack to a Coup d’État)

5.“Diários da Caixa Preta” (Black Box Diaries)

MELHOR DOCUMENTÁRIO CURTA-METRAGEM

1.“Era uma Vez na Ucrânia” (Once Upon a Time in Ukraine)

2.“Estou Pronto, Carcereiro” (I Am Ready, Warden)

3.“A Voz de Makayla” (Makayla’s Voice)

4.“Incidente” (Incident)

5.“Morte por Números” (Death by Numbers)

MELHOR CURTA-METRAGEM LIVE ACTION

1.“O Homem que Não Conseguiu Ficar em Silêncio” (The Man Who Could Not Remain Silent)

2.“A Obra-Prima” (The Masterpiece)

3.“The Last Ranger”

4.“Anuja”

5.“Alien

MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMADO

1.“Um Urso Chamado Wojtek” (A Bear Named Wojtek)

2.“Homens Bonitos” (Beautiful Men)

3.“Yuck!”

4.“Vague para Maravilhar” (Wander to Wonder)

5.“Um Caranguejo na Piscina” (A Crab in the Pool)

MELHOR FILME INTERNACIONAL

1.“Ainda Estou Aqui” (Brasil)

2.“Emilia Pérez” (França)

3.“A Semente da Figueira Sagrada” (Índia)

4.“Flow” (Irlanda)

5.“The Girl if The Nedle”

MELHOR ANIMAÇÃO

1.“O Robô Selvagem” (The Wild Robot)

2.“Flow”

3.“Divertida Mente 2” (Inside Out 2)

4.“Memórias de um Caracol” (Memoir of a Snail)

5.“Wallace e Gromit: Vingança Mais Absurda”


Reflexão Final

O Oscar 2025 apresenta uma corrida diversificada, com grandes produções liderando várias categorias e filmes intimistas ganhando força. Fabrício Corrwia destaca “O Brutalista” como favorito, mas com espaço para surpresas como “Ainda Estou Aqui” na disputa internacional. A expectativa cresce para o anúncio oficial dos indicados, amanhã, dia 23 de janeiro.

WhatsApp
Facebook
Twitter