Stop! Or My Mom Will Shoot” (no Brasil, “Pare! Senão Mamãe Atira”) é uma comédia de ação americana de 1992 dirigida por Roger Spottiswoode e estrelada por Sylvester Stallone e Estelle Getty. O filme conta a história de Joe Bomowski, um detetive da polícia de Los Angeles, que é visitado por sua mãe, Tutti, uma senhora excêntrica e superprotetora. A partir daí, uma série de confusões e situações inusitadas se desenrolam, com Tutti se envolvendo nas investigações do filho e atrapalhando mais do que ajudando.
Embora tenha sido considerado um fracasso de bilheteria e pela crítica na época do seu lançamento, o filme ganhou status de “cult” ao longo dos anos, principalmente pela dupla de protagonistas. Stallone, conhecido por seus papéis em filmes de ação, aqui mostra um lado mais cômico e descontraído, contracenando com a veterana Estelle Getty, famosa por seu papel na série de televisão “Golden Girls”.
A química entre os dois atores é o grande trunfo do filme, formam uma dupla improvável, mas que funciona muito bem na tela. A maneira como Tutti se intromete na vida do filho e se coloca como uma espécie de “mãe coruja” é hilária, e Stallone consegue balancear bem o humor com as cenas de ação.
A trilha sonora também é um destaque do filme. Com uma mistura de músicas pop e rock dos anos 80 e 90, a trilha ajuda a criar o clima descontraído e divertido da história.
“Pare! Senão Mamãe Atira” não é perfeito ou memorável, mas certamente é divertido e cativante.