No mês do meio ambiente, São José dos Campos se fortalece ainda mais como referência em sustentabilidade. Em cerca de seis meses de atuação, a cidade já reciclou 120.160 kg de vidro.
Com início em novembro de 2025, o novo modelo para descarte de vidro chegou ao município por meio de um edital de chamamento público. A Massfix, vencedora do certame, ficou responsável por toda a operação, logística e destinação do material.
Todo o vidro é armazenado em contêineres de 3m³, que estão instalados em mais de 30 pontos estratégicos na cidade, além de outros 15 localizados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Os endereços estão disponíveis no site.
Para garantir o sucesso da implantação, a Urbammobilizou sua equipe de educação ambiental antes mesmo da instalação dos contentores verdes. O objetivo foi orientar munícipes e comerciantes de todas as regiões sobre a iniciativa.
Sobre o vidro
Como o vidro é 100% reciclável, as mais de 100 toneladas coletadas retornam à cadeia produtiva como matéria-prima, sem qualquer perda de qualidade.
Esse ciclo traz benefícios ambientais práticos para São José dos Campos, contribuindo também com o aumento da vida útil do aterro sanitário e evitando a ocupação desnecessária de espaço por um material que leva milhares de anos para se decompor.
Colaboração de todos
O cidadão deve seguir algumas recomendações simples na hora do descarte.



